quinta-feira, 17 de maio de 2012

Campanha publicitária do Chevrolet Sonic será 100% digital

O Chevrolet Sonic, modelo que será lançado pela General Motors no Brasil no fim do mês, quebrará paradigmas – ao menos em sua campanha publicitária. Pela primeira vez na história da fabricante no País, toda a estratégia de divulgação comercial de um novo produto será centralizada em mídias digitais, na Internet.
O que equivale dizer que não haverá nenhum comercial do Sonic veiculado em TV, seja aberta ou fechada, e nem mesmo anúncios em mídia impressa, como jornais e revistas. Toda a estratégia publicitária será 100% focada – e veiculada – em meios digitais.
Esta campanha até já começou, há um mês – apesar do veículo ainda não ter sido oficialmente apresentado nem estar disponível na rede de concessionárias. Via Facebook, por meio de sua página oficial nesta que é a rede social mais popular no Brasil e no mundo, a GM lançou a promoção Pegue Se For Capaz, que dará ao vencedor nada menos do que o primeiro Sonic 0 KM entregue no País.
A promoção começou com a divulgação de um vídeo que mostra um Sonic arremessado de paraquedas – de verdade – em uma cidade do País, não revelada. Pelo Facebook os internautas respondem a perguntas em espécie de jogo via internet, acumulando pontos por acerto e rapidez. Os cinco melhores, que serão conhecidos nesta semana, participarão de uma segunda etapa da competição, desta vez com desafios físicos e reais, todos de uma só vez. O melhor leva o Sonic.
O interessante é que, para participar, o internauta precisava clicar no botão Curtir da página da Chevrolet no Facebook – o volume de Curtir de uma página pode ser considerado como uma espécie de ranking de popularidade virtual. Antes do início da campanha, em meados de abril, a Chevrolet Brasil contabilizava 72 mil Curtir, um índice muito baixo para uma fabricante de veículos.
Como resultado, em 23 de abril já eram 200 mil Curtir, ou fãs da página. 300 mil foram alcançados em 27 de abril e 400 mil em 30 de abril. Até o início da noite da terça-feira, 15, já eram 539 mil fãs. Como referência a Citroën brasileira, uma das fabricantes mais ativas e engajadas nas redes sociais no País, soma hoje 325 mil fãs.
Gustavo Colossi, diretor de marketing da GMB, celebra o fato – que levou a Chevrolet ao topo da lista de montadoras com mais fãs no Facebook no Brasil. "Isso confirma que nossa estratégia de centralizar toda a futura campanha publicitária do Sonic nas mídias digitais está correta."
O executivo argumenta que o público que acessa a internet no Brasil, em especial as redes sociais, é exatamente aquele cujo perfil a GM entende ser de potenciais compradores do Sonic. E cita um dado: dos que acessam o Facebook no Brasil, 51% o fazem diariamente – é o índice mais alto em todo o mundo. "É a melhor maneira que temos para nos comunicar com este cliente."
Outro dado interessante é que, segundo pesquisa realizada pela GMB, o público que faz parte do perfil de compradores do Sonic no País acessa a internet nada menos do que 169% mais do que a média da população brasileira.
Esta, entretanto, não será a primeira vez em que a Chevrolet investe totalmente em uma campanha publicitária exclusiva na Internet. Já o fizera em 2008, com o Prisma, em tema batizado Jump, do qual fazia parte um leilão virtual e outras diversas ações. A diferença é que neste caso já era um modelo conhecido. Com o Sonic – por coincidência também o nome de um famoso personagem de vídeo-game – será a primeira vez que isso ocorre em um lançamento efetivo de novo veículo no mercado.

Fonte: ABRAC

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